Mestra de Nova Bréscia em Nova Bréscia ou Bom Filho a Casa Torna

          A Secretaria Municipal de Educação, com muito orgulho, convidou uma bresciense, apaixonada pela Educação, para compartilhar conhecimento com os professores da rede municipal de Nova Bréscia. Segue, abaixo, um pouco da história desta convidada.
Rosângela Maria Garcia, nascida aos 13 de abril de 1968, viveu sua infância em Nova Bréscia. Cursou o Ensino Fundamental e Médio no Colégio Estadual Sagrado Coração de Jesus, administrado pela Congregação de Irmãs Carlistas. “Naquela época a educação objetivava formar educandos que aprendessem a valorizar o esporte, o trabalho, a organização, bem como o desenvolvimento de valores como a amizade, o respeito, a cooperação e a solidariedade. Por intermédio da escola os alunos eram estimulados a participar da vida comunitária, desde a participação nas celebrações religiosas, fazendo parte do coral da Igreja, da liturgia, de novenas, de eventos sociais e intermunicipais.” Rosângela lembra com carinho de sua primeira professora, Iracema Viecelli e das tantas queridas mestras com as quais teve a oportunidade de aprender.
A escolha pelo Magistério desenvolveu-se desde a mais tenra idade, observando sua mãe, professora Ângela Agostini Garcia, sempre envolvida na área da Educação. O exemplo da mãe reforçou sua opção pelo Curso realizado no UniRitter: Pedagogia com Habilitação em Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Supervisão Escolar. Os estudos ao longo do Curso de Pedagogia buscaram referendar a interdisciplinaridade, as questões de ética e valores, a aprendizagem significativa e dificuldades de aprendizagem. Seu trabalho é fundamentado na pedagogia de projetos, vislumbrando uma prática educativa capaz de relacionar a teoria e a prática, fomentando a postura do professor-pesquisador.
Casou-se aos 17 anos de idade com Roque Cristofoli. Teve dois filhos: Aline, atualmente com 26 anos, formada em Design de Moda e Rafael, 24 anos, cursando Engenharia Mecânica. Em certa etapa da vida teve que desistir de estudar, em função do trabalho e dos filhos pequenos. No entanto, após os 30 anos, retorna à vida acadêmica, concluindo a Graduação, o mestrado e dois cursos de pós-graduação.  “A partir do trabalho com crianças carentes e com dificuldades de aprendizagem apresentadas por elas, houve a necessidade de conhecer e buscar  estratégias educativas para favorecer o processo de ensino-aprendizagem.”
A necessidade do momento fê-la ampliar seus estudos:  Mestrado em Educação pela PUCRS, Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Pós- Graduação em Educação Especial: Inclusão na Educação.
Rosângela já atuou como Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Extensão da UniRitter, Coordenadora Pedagógica de Inclusão e Supervisora da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola Gustavo Schreiber, São Leopoldo.  Desde 2006 pertence a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre como supervisora e alfabetizadora. Atualmente trabalha na Escola Municipal de Educação Especial, Escola Lygia Morrone Averbuck, atendendo alunos com Síndrome de Down, Deficiência Mental, cadeirantes e autistas.


0 comentários:

Postar um comentário