REPORTAGEM SOBRE MÚSICA:

A partir do ano de 2013 a Secretaria Municipal de Educação de Nova Bréscia implantou nas escolas municipais o “Projeto Musicalização”, em conformidade com a Lei 11. 769 de 2008, que torna obrigatório o ensino de música na escola. Desde então, o projeto é desenvolvido pela professora Josiane Schena e contempla crianças do Berçário ao 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, no entendimento que a educação musical é fundamental na formação do sujeito pós-moderno. Dentro das propostas desenvolvidas pode-se destacar as cantigas que embalam os primeiros sonhos dos bebês, as brincadeiras ritmadas que agitam os pequenos, as canções do folclore carregadas de cultura, a produção de paródias musicais que demonstram o potencial criativo, a confecção de instrumentos musicais, entre outras. Outro ponto a destacar e o Festival do Canto Infantil que acontecerá em outubro na sua segunda edição e que pretende mostrar à comunidade bresciense os talentos musicais das nossas crianças.
Graças à continuidade do projeto, é possível acompanhar o desenvolvimento musical dos pequenos no que se refere à percepção rítmica, a comunicação, a desinibição e o gosto pela música.  A ideia é que a música seja trabalhada, no contexto escolar, de maneira que possa despertar na criança o prazer, permitindo ao educando atuar em sintonia numa percepção mais profunda de si e do mundo em que vive.

É assim que educador e educando compõe juntos a canção, e, ao relembrar das trajetórias percorridas podem perceber que já não são os mesmos que iniciaram o processo, no pensamento que “A música pode mudar o mundo porque pode mudar as pessoas” (Bono Vox).

MATERNAL 01 MÚSICA QUE DESPERTA ALEGRIA!

MATERNAL 02 TESTANDO PAU DE CHUVA

I FESTIVAL DO CANTO INFANTIL DESPERTA TALENTOS



0 comentários:

Postar um comentário