Sexta-feira, 08 de novembro de 2013, ficará na
história da Secretaria Municipal de Educação de Nova Bréscia. Nesta data
realizou-se o primeiro de muitos seminários,
momentos de socializar as propostas pedagógicas elaboradas pelos professores
alfabetizadores da rede municipal.
O
objetivo principal do seminário foi o encerramento da 1ª etapa do programa
de capacitação do PNAIC – Pacto Nacional
Pela Alfabetização na Idade Certa.
O
PNAIC é um conjunto integrado de programas, materiais e referências
curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC em prol da alfabetização
de crianças de até 8 anos de idade, ou seja, até o final do 3º ano do Ensino
Fundamental.
As ações do Pacto apoiaram-se em
quatro eixos de atuação:
1-
Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus
orientadores de estudo;
2-
Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e
tecnologias educacionais;
3-
Avaliações sistemáticas;
4-
Gestão, mobilização e controle social.
A formação continuada em Nova Bréscia
iniciou em março deste ano e contou 120 horas formação, sendo que 80 delas
foram presenciais e as demais a distância. As professoras cursistas são Jane
Ames e Elisiane Merlo da Escola Municipal de Linha Estefânia, Edinara Valandro
e Jaqueline Mesacasa da Escola Municipal de Linha Tigrinho, Aline Koelzer e
Camila Cardoso da Escola Municipal Henrique Pedó de Linha Pinheiros. Edinara Valandro
também é orientadora de estudos, multiplicadora das ações do PNAIC no município
e Raquel Delazeri coordenadora do mesmo.
Durante o seminário as professoras
cursistas socializaram as atividades desenvolvidas em sala de aula, sala
multisseriada, apresentando os resultados do Pacto no município.
Com uma prática docente uniforme e
com metodologia baseada em sequência didática, as professoras apresentaram os
seguintes projetos pedagógicos: Correio da Amizade, É Hora de Ler e A Galinha Ruiva realizados na Escola de Linha
Estefânia, Ler é a Magia de Aprender; Boca Saudável = Sorriso Brilhante e Nossa
Horta da Escola de Linha Tigrinho e Eu, Minha Escola, Comunidade e Município
Temos Uma Identidade; Relógio Humano e Redesenhando a Arte e a Música.da Escola
Henrique Pedó de Linha Pinheiros.
A apresentação da pesquisa
socioantropológica, suas imagens e gráficos, foi o momentos mais esperados do
seminário. A pesquisa retratou a realidade da Comunidade Escolar das Escolas do
Campo e serviu de base para a elaboração dos projetos pedagógicos deste ano e
contribuirá para os próximos.
Além dos professores cursistas, o
evento contou com a presença dos professores do pré-escolar da EMEI e do turno
inverso, dos pais e avós das escolas do campo e autoridades.
Concomitante com o seminário
podia-se apreciar o trabalho dos professores, funcionárias, pais, avós e alunos
das escolas do campo expostos nas dependências da Prefeitura Municipal. No 1°
piso, intitulado “Nosso lar, nossa família, nossos sonhos”, mais de meia
centena de maquetes de casas e propriedades vislumbravam os que frequentavam o
local. No 2° piso, três estandes, tendo cada uma dois alunos orientadores,
retratavam as belas produções realizadas durante o desenvolvimento dos projetos
pedagógicos das escolas.
Segundo
a Secretaria Municipal de Educação o Seminário foi além das expectativas. As
professoras cursistas demonstraram altíssima qualidade na sequência didática
dos projetos apresentados. O compromisso com o fazer pedagógico continua. As aprendizagens
significativas e ações que fazem a diferença na vida de nossos alunos são
iguais ao “sol de primavera”, pois este tem o dom de fazer as belezas que estão
escondidas surgir e conectar-se com o mundo. Com certeza temos um ganho significativo
na alfabetização das nossas crianças. Ganho que
só tornou-se forte pelas conexões realizadas. Obrigada a todos que participaram
deste Pacto.
Pacto Pela Alfabetização: Juntos
conectando saberes para transformar.
No ano de 2013 os professores foram
capacitados na área da Linguagem e no ano de 2014 serão capacitados em
Matemática.
“(...)
Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam,
há uma criança que pensa”. (Emília Ferreiro)
Opinião
Verani Berté, coordenadora da
Escolas do Campo da 3 ª CRE
"Estive na
Secretaria de Educação de Nova Bréscia participando do Seminário Integrador do
PACTO momento em que também foi apresentado à comunidade, o resultado da
Pesquisa Sócioantropológica realizada pela comunidade neste ano. Vejo este
momento como um marco histórico na caminhada da educação do campo neste
município. Repito as palavras que disse aí: "Como é bom estudar numa
escola assim: que busca nas suas raízes os motivos e a inspiração para a
construção dos seus projetos de ensino. Como é bom estar numa comunidade
saudável, que cultiva sua cultura, que preserva sua terra e que participa da
escola como espaço coletivo de transformação." Parabéns pelo trabalho e
pelo empenho e dedicação de todos vocês.
Abraços
Verani Berté
Escola
do Campo
Pedagógico
03 CRE
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