SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA SEMINÁRIO

           Sexta-feira, 08 de novembro de 2013, ficará na história da Secretaria Municipal de Educação de Nova Bréscia. Nesta data realizou-se o primeiro de muitos seminários, momentos de socializar as propostas pedagógicas elaboradas pelos professores alfabetizadores da rede municipal.


            O objetivo principal do seminário foi o encerramento da 1ª etapa do programa de  capacitação do PNAIC – Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa.



            O PNAIC é um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC em prol da alfabetização de crianças de até 8 anos de idade, ou seja, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.


            As ações do Pacto apoiaram-se em quatro eixos de atuação:
1-    Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2-    Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3-    Avaliações sistemáticas;
4-    Gestão, mobilização e controle social. 


            A formação continuada em Nova Bréscia iniciou em março deste ano e contou 120 horas formação, sendo que 80 delas foram presenciais e as demais a distância. As professoras cursistas são Jane Ames e Elisiane Merlo da Escola Municipal de Linha Estefânia, Edinara Valandro e Jaqueline Mesacasa da Escola Municipal de Linha Tigrinho, Aline Koelzer e Camila Cardoso da Escola Municipal Henrique Pedó de Linha Pinheiros. Edinara Valandro também é orientadora de estudos, multiplicadora das ações do PNAIC no município e Raquel Delazeri coordenadora do mesmo.


            Durante o seminário as professoras cursistas socializaram as atividades desenvolvidas em sala de aula, sala multisseriada, apresentando os resultados do Pacto no município.
            Com uma prática docente uniforme e com metodologia baseada em sequência didática, as professoras apresentaram os seguintes projetos pedagógicos: Correio da Amizade, É Hora de Ler e  A Galinha Ruiva realizados na Escola de Linha Estefânia, Ler é a Magia de Aprender; Boca Saudável = Sorriso Brilhante e Nossa Horta da Escola de Linha Tigrinho e Eu, Minha Escola, Comunidade e Município Temos Uma Identidade; Relógio Humano e Redesenhando a Arte e a Música.da Escola Henrique Pedó de Linha Pinheiros.






            A apresentação da pesquisa socioantropológica, suas imagens e gráficos, foi o momentos mais esperados do seminário. A pesquisa retratou a realidade da Comunidade Escolar das Escolas do Campo e serviu de base para a elaboração dos projetos pedagógicos deste ano e contribuirá para os próximos. 
            Além dos professores cursistas, o evento contou com a presença dos professores do pré-escolar da EMEI e do turno inverso, dos pais e avós das escolas do campo e autoridades.


            Concomitante com o seminário podia-se apreciar o trabalho dos professores, funcionárias, pais, avós e alunos das escolas do campo expostos nas dependências da Prefeitura Municipal. No 1° piso, intitulado “Nosso lar, nossa família, nossos sonhos”, mais de meia centena de maquetes de casas e propriedades vislumbravam os que frequentavam o local. No 2° piso, três estandes, tendo cada uma dois alunos orientadores, retratavam as belas produções realizadas durante o desenvolvimento dos projetos pedagógicos das escolas.

            Segundo a Secretaria Municipal de Educação o Seminário foi além das expectativas. As professoras cursistas demonstraram altíssima qualidade na sequência didática dos projetos apresentados. O compromisso com o fazer pedagógico continua. As aprendizagens significativas e ações que fazem a diferença na vida de nossos alunos são iguais ao “sol de primavera”, pois este tem o dom de fazer as belezas que estão escondidas surgir e conectar-se com o mundo. Com certeza temos um ganho significativo na alfabetização das nossas crianças. Ganho que só tornou-se forte pelas conexões realizadas. Obrigada a todos que participaram deste Pacto.



            Pacto Pela Alfabetização: Juntos conectando saberes para transformar.
            No ano de 2013 os professores foram capacitados na área da Linguagem e no ano de 2014 serão capacitados em Matemática.
                                  
“(...) Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa”. (Emília Ferreiro)



 Opinião
Verani Berté, coordenadora da Escolas do Campo da 3 ª CRE
"Estive na Secretaria de Educação de Nova Bréscia participando do Seminário Integrador do PACTO momento em que também foi apresentado à comunidade, o resultado da Pesquisa Sócioantropológica realizada pela comunidade neste ano. Vejo este momento como um marco histórico na caminhada da educação do campo neste município. Repito as palavras que disse aí: "Como é bom estudar numa escola assim: que busca nas suas raízes os motivos e a inspiração para a construção dos seus projetos de ensino. Como é bom estar numa comunidade saudável, que cultiva sua cultura, que preserva sua terra e que participa da escola como espaço coletivo de transformação." Parabéns pelo trabalho e pelo empenho e dedicação de todos vocês.


Abraços

Verani Berté
Escola do Campo

Pedagógico 03 CRE











0 comentários:

Postar um comentário