PROFESSORES MUNICIPAIS REALIZAM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA


Nos meses de setembro e outubro os professores municipais terão formação continuada organizada pela Secretaria Municipal de Educação. O objetivo da capacitação é o estudo dos aspectos que envolvem a aprendizagem e desenvolvimento infantil, buscando aprimorar as práticas pedagógicas.
O primeiro encontro aconteceu no dia 17 de setembro com a fisioterapeuta Giane Giongo Radaelli e a acadêmica de fisioterapia Bruna Sacartezini Stacke que palestraram aos professores sobre o tema “Orientações sobre o desenvolvimento neuromotor na primeira infância”.
Dentre os aspectos abordados no encontro, destacou-se que os adultos que fazem parte do convívio dos bebês são os facilitadores para a aprendizagem neuromotora, sendo a partir do estímulo, tanto sensorial quanto motor, que o desenvolvimento ocorrerá e se manterá em constante evolução, auxiliando também na aprendizagem da criança.
A criança permanece na escola de educação infantil por um longo período diário. Sendo assim, o professor é de fundamental importância, juntamente com os pais, para proporcionar um ambiente que estimule o aprendizado neuromotor, sendo o mediador deste processo. Foram apresentadas atividades práticas que estimule este desenvolvimento, como: a utilização de edredons no solo, apresentando diversas posições ao bebê, associando sons, objetos, formas e cores aos estímulos.
Ainda, segundo a fisioterapeuta Giane, o estímulo, o interesse da criança, a emoção, um sono tranquilo, a maturação biológica, as práticas e repetições, são fatores importantes no processo da aprendizagem motora. Também devemos considerar as condições físicas da escola para este desenvolvimento, pois são necessários espaços adequados para as diferentes atividades.
Para o grupo de professores o encontro proporcionou orintações e reflexões significativas para a proposta de trabalho com a educação infantil. Agradecemos a Giane e Bruna pela dedicação, interação e disponibilidade com nosso grupo de professores e nossa proposta de ensino-aprendizagem.



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